segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma viagem para aprender...

Neste domingo finalmente cheguei ao Brasil, depois da viagem de estudos a Alemanha. A partir de hoje conto um pouco do que aprendi por lá, e não foi pouco!

Na reunião que tive com o vice-cônsul da embaixada do Brasil, Roberto Colin, por exemplo, ficou clara a dificuldade que a embaixada ainda encontra para divulgar nosso etanol, produto da região de Ribeirão, como combustível viável na Alemanha. A extrema consciência ambiental que os alemães tem acaba gerando dúvidas sobre o impacto da cultura da cana em solo brasileiro. São muitos os mitos que os diplomatas brasileiros tem que quebrar.

Aprendi com Colin que São Paulo é a cidade do mundo que mais tem empresas alemãs, cerca de 1100. Daí a importância da conversa entre os dois países, visando, inclusive, o desenvolvimento industrial do Brasil. E, quem sabe, de nossa região de Ribeirão Preto.

Os alemães conseguem enxergar o Brasil como futura potência mundial, o que nem mesmo alguns brasileiros conseguem ver. Uma viagem como esta nos dá ainda mais ânimo para trabalhar em prol do desenvolvimento econômico de nossa cidade e região.

Ao contrário do que alguns disseram, não foi uma viagem de turismo, mas de aprendizado. Onde me reuni com vereadores, deputados estaduais e federais daquele país. Também me reuni com um dos responsáveis pela transparência internacional (tem foto), que é algo idêntico a transparência que temos no Brasil, órgão responsável pela publicação de todas as contas e gastos dos governos. Tenho certeza que muito do que aprendi será colocado em prática na minha atuação como vereador. Mas há muito mais o que contar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião!!