quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Político com prazo de validade

Pode parecer utopia, mas sempre acreditei que se uma pessoa decide por entrar na vida política deve fazê-lo por ideais comunitários, sempre com o objetivo de buscar uma sociedade mais justa e melhor para o convívio das pessoas. Afinal, ser político na melhor expressão da palavra é dedicar-se a outros, buscar resolver os problemas que mais afligem a comunidade em que se está inserido, seja ela municipal, regional, estadual ou mesmo nacional.

Nesta busca por, literalmente, um mundo melhor e mais próximo dos nossos sonhos, o político dedica seu trabalho e, muitas vezes, sacrifica carreira pessoal e objetivos individuais. Por isso, é necessário traçar um plano de ação que contemple também a satisfação pessoal daquele que serve sua comunidade.

O que vemos atualmente é a política sendo praticada como carreira de ascensão social e financeira. A atual crise de credibilidade da classe política tem no “carreirismo” uma de suas bases, pois aquele que enxerga no cargo político seu meio de subsistência para a vida toda é capaz de realizar os mais escusos e antiéticos acordos para manter-se no chamado “poder”.

Acredito que um dos caminhos da busca da valorização dos cargos políticos e do resgate da imagem do político como cidadão que dedica-se é a restrição ao número de vezes em que uma mesma pessoa pode ser eleita para um cargo legislativo. Defendo que a reeleição para o mesmo cargo aconteça uma única vez, ou seja, um vereador, deputado federal ou deputado estadual tenha o direito a exercer, no máximo, dois mandatos consecutivos, o que atualmente dá quase uma década de prestação de serviço a comunidade.

A restrição a reeleições consecutivas abre as instituições para a renovação constante, o oxigenamento tão necessário a discussão de novas idéias e ideais. Termina com o carreirismo e faz com que os políticos busquem planejar melhor seus mandatos, sabendo que eles tem “prazo de validade”. Seria ingenuidade imaginar que um único mandato é suficiente para que um trabalho sério e consistente mostre resultados práticos em todos os campos de atuação, pois sabemos que os processos legislativos em nosso país são lentos. Mas, restringindo a ação dos legisladores em dois mandatos força-se a agilidade, pois o tempo determinado para “mostrar a que veio” obriga o eleito a dinamizar sua atuação.

Defendo a idéia e defenderei a lei que restringirá a reeleição de vereadores, deputados e senadores a dois mandatos consecutivos num mesmo cargo. Político tem sim que ter prazo de validade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião!!