sexta-feira, 27 de maio de 2011


Especialista em paisagem urbana participa da Comissão de Estudos 
Regina Monteiro esclarece a Lei Cidade Limpa e explica que a lei deve se adequar a cidade




Desde outubro de 2009 a CEE (Comissão  Especial de Estudos) “Cidade Limpa” têm ouvido especialistas e representantes de vários setores da sociedade para encontrar a melhor forma de colocar em prática a Lei Cidade Limpa em Ribeirão Preto.
Presidida por mim e composta pelos vereadores Bebé, Nicanor Lopes, Capela Novas e Gilberto Abreu, a comissão tem como objetivo coordenar a discussão sobre a necessidade de regulamentar a comunicação externa na cidade, combatendo a poluição visual.
Convidei para participar da reunião da Comissão, APARECIDA REGINA LOPES MONTEIRO (Diretora de Paisagem Urbana e principal responsável pela elaboração e aplicação da lei Cidade Limpa de São Paulo) e HARMI TAKIYA (Gerente de Planejamento da Paisagem Urbana.
A visita delas durante os dias na cidade foi para esclarecer quanto a possibilidade de implantação do Projeto em Ribeirão Preto. Passamos por alguns corredores comerciais como Avenida Meira Junior e Avenida Presidente Vargas, onde são colocados muitos painéis, outdoors e outros tipos de propaganda que resultam em poluição visual.
Durante a reunião que aconteceu nesta quinta-feira ( 26/05 ), a especialista criticou principalmente as propagandas muito altas, a invasão dos passeios e a proximidade das peças da rede elétrica. Ela ficou “assustada”, e afirmou que entre as cidades que ela já visitou Ribeirão Preto é uma das mais poluídas visualmente, que ao invés de divulgarem os comerciantes tem escondido suas marcas.
Os empresários presentes se mostraram dispostos a contribuir para que Ribeirão Preto tenha uma legislação mais rígida de combate à poluição visual e disseram que certamente farão "a sua parte". Alguns, inclusive, já se antecipam a lei e estão reformando suas fachadas, deixando-as muito mais “clean” e dentro dos padrões que norteiam as leis de municípios onde o Cidade Limpa já foi aplicado.
Ao terminar a palestra, Regina Monteiro afirmando que Ribeirão tem tudo para ser a cidade exemplo se regulamentar o setor. “Ribeirão têm tudo para ser a menina dos olhos da mídia exterior”, finalizou a especialista.
Até o mês de agosto, vou entregar o relatório junto com o parecer técnico das especialistas à Prefeitura para que uma última reunião aconteça com as propostas da regulamentação da Lei Cidade Limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião!!